A Secção Europeia da Organização Mundial da Saúde defende que os cuidados de elevada qualidade às vitimas de trauma major, podem diminuir a taxa de mortalidade em cerca de 30%.
O resultado depende de uma “cadeia de sobrevivência” otimizada com início no local da ocorrência até ao local de tratamento definitivo.
Noventa por cento das mortes ocorrem nos primeiros sete dias, mas mais alarmante, é o fato de muitas mortes evitáveis ocorrem nas primeiras horas após o trauma.
As causas mais frequentes são: o subestimar de lesões graves, erros de interpretação dos resultados, falhas técnicas e falta de experiência da equipa de trauma.
Um elo crucial nesta cadeia de sobrevivência é uma abordagem inicial por uma equipa hospitalar multi-disciplinar, organizada e eficaz .
Os principais atributos desta equipa são: membros da equipa competentes, boa liderança e excelente cooperação entre os seus elementos.
Para alcançar este objetivo, a coordenação da equipa é tão importante como o desempenho adequado de competências separadas ou a implementação de diretrizes baseadas em evidência.
A abordagem do trauma na sala de emergência / reanimação já não é apenas uma sequência fixa de intervenções a seguir rigorosamente o clássico A, B, C, D, E, mas um conjunto de variáveis de processos que funcionam simultaneamente e adaptados à condição do doente. Estes processos têm de estar bem organizados para gerir eficazmente a Via Verde do Trauma.
Dada a importância desta problemática, várias Sociedades Europeias – European Society of Trauma and Emergency Surgery; European Ressuscitation Council; European Society of Anaesthesiology e European Society of Emergency Medicine – juntaram-se e em conjunto conceberam o programa ETC, de forma a responder a estas necessidades específicas de formação.
O objetivo final é melhorar o prognóstico do trauma major, oferecendo formação em trauma de acordo com o estado da arte com um foco numa abordagem multi-disciplinar com uma equipa multi-profissional e no desenvolvimento de competências técnicas e não-técnicas como líder de equipa e membro de equipa.